14/12/2010

O CEI Caroline do Nascimento na Cantata Natalina


O CEI Caroline do Nascimento participou da Cantata Natalina com as alunas do Pré-Escolar: Brenda, Gabriele, Mariana, Monique, Rafaela e Yasmin, juntamente com as professoras Fabrícia e Karine, no dia 06 de dezembro, com uma Dança representando a música Natal todo dia! Foi maravilhoso e inesquecível!
O CEI agradece aos pais das crianças que se propuseram a trazê-las para esse momento e parabeniza a Secretaria de Educação e a Secretaria de Turismo, juntamente com a Administração Municipal que promovem esse evento, compartilhando belíssimas apresentações de Natal, oportunizando a comunidade apiunense a interação com cultura
e a beleza que essa data propõe.

“Se a gente é capaz de espalhar alegria, se a gente é capaz de toda essa magia, eu tenho certeza que a gente podia, fazer com que fosse: Natal todo dia!”

Reunião e Pais e Funcionárias do CEI Caroline do Nascimento

Aconteceu no dia 04 de dezembro, Sábado, na Câmara de Vereadores: a última Reunião de 2010 de Pais e Funcionários do CEI Caroline do Nascimento, apesar de um dia chuvoso, MUITOS pais se fizeram presentes, apoiando e mostrando o quanto a Educação se qualifica com a participação da família, construindo assim uma comunidade escolar comprometida, inseridas num contexto único de companheirismo e respeito mútuo.
A Coordenação do CEI agradece a presença de todos os pais e funcionárias, principalmente da Assessora Pedagógica do município Neusa, que foi representando a Secretária de Educação Solange, que tanto tem investido na melhoria da Educação do município.
A Reunião de Pais foi encerrada com as apresentações das crianças do Jardim e do Pré Escolar, que deixaram uma linda mensagem de Natal e surpreenderam com a beleza e espontaneidade em cada gesto.
O CEI deseja também Boas Festas e Um Ano Novo maravilhoso para todos!
Que Deus derrame muitas bênçãos em suas vidas!

01/12/2010

Palestrante e Nutricionista: Kalinca Schwartz


Aconteceu no NAES, no dia 18 de novembro, uma palestra sobre: Nutrição: como ter uma boa alimentação e qualidade de vida.
Foi com a preocupação de mostrar aos alunos do NAES como é importante ter uma alimentação saudável e também de como é necessário praticar algum tipo de exercício físico que, o professor de Ed. Física Tini Eskelsen convidou a nutricionista Kalinca Schwartz para enriquecer sua aula falando de assuntos importantíssimos para a vida do ser humano.
A alimentação é um dos fatores mais importantes para conseguir desfrutar do bem-estar e de uma vida saudável. As pessoas costumam ter sérias dificuldades para conseguir manter hábitos alimentares adequado, muitas vezes não conseguem conter o exagero e cometem abusos. Para se alimentar bem, é preciso ter o autocontrole da sua dieta, evitando o consumo de produtos gordurosos ou o excesso de doces. Dê preferência a alimentos com bons índices nutricionais, porque assim o seu organismo conta com o combustível necessário para o funcionamento adequado. A principal tarefa é estipular horários para as refeições, procurando sempre reduzir a quantidade e investir na qualidade. Você não precisa passar fome para emagrecer, modere o seu apetite e tudo será bem simples. Com uma alimentação rica em nutrientes, diversas doenças serão evitadas.
Desta forma o NAES gostaria de agradecer ao professor Tini pela preocupação com a saúde de seus alunos e também a nutricionista Kalinca que fez dessa noite um belo momento de conhecimento para os nossos alunos.

NAES promoveu palestra sobre primeiros socorros


Os primeiros socorros são procedimentos básicos de emergência que devem ser aplicados a uma pessoa em situação de risco de vida, procurando manter os sinais vitais, bem como impedir o agravamento, até que a vítima receba adequada assistência. Portanto, a prestação de primeiros socorros não exclui a importante avaliação de um médico, sendo de fundamental necessidade o atendimento clínico o mais breve possível. Nessa ocasião, o indivíduo que primeiro inicia o auxílio, geralmente aquele que presenciou ou chegou instantes depois do ocorrido, necessita manter a calma para agir sem pânico, procedendo de forma rápida, precisa e com precaução, atento a condições que não coloquem em risco a vítima. Entre os principais aspectos destacam-se: percepção sobre a dimensão e gravidade do acontecimento, solicitar auxílio de outra pessoa mais próxima e capacitada, comunicar entidades públicas competentes (órgãos de saúde – SAMU / 192, Corpo de Bombeiro / 193 e, se for o caso, a Polícia / 190), transmitir tranquilidade e confiança aos envolvidos em estado consciente, improviso e agilidade empregada aos conhecimentos básicos de primeiros socorros.
E foi com intuito de esclarecer, explicar e demonstrar como proceder em casos de qualquer tipo de acidente, é que a direção do NAES se preocupou em convidar o bombeiro José Henrique Zuchi, para informar funcionários e alunos sobre o assunto, pois informação nunca é demais, ainda mais tratando-se de saúde. A palestra aconteceu durante a noite, do dia 11 de novembro.
Nesta noite participaram duas turmas, a turma de Ed. Física do Ensino Fundamental do professor Tini Eskelsen e a turma de História do Ensino Médio da professora Marciana de Oliveira Braatz.
O NAES agradece de coração a colaboração do Bombeiro José Henrique Zuchi pela enriquecedora sabedoria e explicações sobre o assunto.

29/11/2010

Uma Homenagem especial...




No dia 11 de novembro de 2010, as crianças e funcionárias do CEI Caroline do Nascimento surpreenderam e encantaram a responsável e Assistente Técnica Pedagógica Greice Alves Moser, com uma belíssima homenagem pelo Dia da Diretora, tudo feito com um carinho sincero e admiração verdadeira, que resultou em muita emoção e alegria! Com direito a um livro editado e apresentado no Data Show, que abordou de um jeito todo especial à trajetória e a personalidade da homenageada, cujas ilustrações correspondiam a fotos das crianças de todas as salas, da Instituição. Realmente um marco de afeto, respeito e amizade, a prova concreta que colhemos infalivelmente o que plantamos: todo amor e dedicação da nossa Greice, retornaram e retornam a ela a cada dia!

O maravilhoso mundo da leitura


É no encontro com os livros que as crianças têm a oportunidade de ampliar, transformar ou enriquecer sua própria experiência de vida. "Se conseguirmos fazer com que a criança tenha sistematicamente uma experiência positiva com a Leitura e com os LIVROS, estaremos promovendo o seu desenvolvimento como ser humano.
Na leitura, por meio dos sentidos, a criança é atraída pela curiosidade, pelo formato, pelo manuseio fácil e pelas possibilidades emotivas que o livro pode conter. Esse jogo com o universo escondido no livro pode estimular no pequeno leitor a descoberta e o aprimoramento da linguagem, além de sua capacidade de comunicação com o mundo. Por tudo isso que o CEI Caroline do Nascimento investe nos livros, renovando seu acervo constantemente, sempre visando a adequação para todas as faixas etárias. Para que assim as crianças possam encantar-se cada vez mais com esse maravilhoso mundo da leitura!

25/11/2010

No clima mágico do Natal




O CEI Caroline do Nascimento está em clima de Natal, com uma decoração maravilhosa graças as funcionárias Cleide, Luana, Cristiane S., Juliana e todas as demais que de alguma forma muito especial, contribuíram para que essa magia e beleza se fizessem reais! Num lugar onde a pureza, a fantasia e a expectativa dessa data, ganham uma dimensão sem medidas...É fascinante ver o olhar das crianças quando se deparam com o pinheiro e o lugar do “Papai Noel” reservado, para vir presentear e alegrar! Que nesse Natal, o Papai traga também, muita FELICIDADE, paz e harmonia e o Aniversariante, Jesus traga proteção e saúde para todas as crianças e adultos do mundo inteiro!

Construindo Cidades no CEI Caroline do Nascimento


O CEI Caroline do Nascimento adquiriu, graças à contribuição espontânea dos pais,
Um brinquedo super interessante e atrativo para as crianças “Construindo Cidades”, um lego todo em peças de madeira, que estimula a criatividade e o raciocínio, ideal para as crianças mais velhas, a partir do Maternal II. É gratificante ver a reação das crianças diante de um novo investimento que traz prazer e aprendizado, afinal quanto mais diversidade e recursos para brincar, maior o contentamento e o estímulo às habilidades infantis.

11/11/2010

Passeio maravilhoso das funcionárias do CEI Caroline do Nascimento!


O Centro de Educação Infantil Caroline do Nascimento agradece a Secretaria Municipal de Educação pelo transporte e motorista cedidos para viagem de algumas funcionárias até o Parque Temático Beto Carrero Word, localizado na cidade de Penha – SC, no dia 01 de novembro de 2010, ponto facultativo do Dia do Funcionário Público. As meninas ficaram maravilhadas diante a grandiosidade e entretenimento, aproveitando o dia de calor e alegria, vivenciando momentos de beleza e pura adrenalina!
Um passeio maravilhoso que ficará registrado na memória!

OBA- Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica


Os alunos da Escola Reunida Municipal Victória Cerutti Petters, participaram da XIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira, a Agência Espacial Brasileira e Eletrobrás Furnas Centrais Elétricas S/A.
Todos os alunos do 4º Ano participaram com a orientação da Professora Adelíria Freitas, sendo que todos foram agraciados com certificado de participação e Nove Alunos tiveram destaque em suas notas, recebendo medalhas de prata e bronze.
O assunto interessou docente e discentes, que fizeram as provas com entusiasmo e dedicação e descobriram curiosidades sobre todo o Nosso Sistema Solar.
Para a diretora Adriana Alves, é essencial que os alunos conheçam assuntos diversificados como a astronomia , por exemplo, pois só engrandece a aprendizagem e aguça a curiosidade das crianças.
A Direção da Escola parabeniza aos alunos e a professora Adelíria pelo destaque da Escola , em mais essa participação na Olimpíada.

08/11/2010

Compartilhando Experiências


“O papel essencial da escola é oferecer ao educando
ferramentas para dominar a vida e compreender o mundo”.
(Philippe Perrenoud)


Recebemos no último dia 28 de outubro, a visita dos alunos de 6ª e 7ª série da Escola Básica Profº. Wadislau Schimdt, acompanhados pela professora responsável Gorete Pereira dos Santos e da diretora Juliana Odeli.
A visita deu-se devido aos estudos sobre educação ambiental na disciplina de ciências. Neste dia os alunos puderam conhecerum pouco da nossa disciplina de Projeto de Técnicas Agrícolas e, através das explicações necessárias, aprenderam na prática como se da a produção de mudas de hortaliças e eucalipto como também, a Mandala de ervas medicinais “ relógio do corpo humano”.
Nós da Escola Básica Prof.ª Albertina Kreusch Caprale agradecemos a iniciativa, como também as belíssimas e enriquecedoras trocas de experiências e conhecimento.

04/11/2010

Um boneco que vai precisar de um corte de cabelo... no C.E.I. Caroline do Nascimento!


No C.E.I. Caroline do Nascimento todas as funcionárias e coordenação estão dedicadas em tornar o ambiente educacional infantil prazeroso, com estímulos e experiências inesquecíveis que resultam no verdadeiro aprendizado! A Professora e as Auxiliares da turma do Maternal III, realizaram uma atividade incrível, envolvendo os pais, que mandaram meias usadas, para criação de um novo amigo, cujos cabelos cresceriam, pois na meia com serragem, ilustrada com olhos, nariz e boca, foi colocado grãos de alpiste... as crianças ficaram maravilhadas ao acompanhar o crescimento dos cabelos do boneco, que se deu com o passar dos dias! Os pais também acharam a experiência muito interessante e vão ser os responsáveis de ajudar os filhos a propiciar e esse boneco um novo corte de cabelo...
Parabéns a professora e auxiliares que buscam maneiras criativas e diferenciadas para envolver a criança nas práticas pedagógicas!

As Bruxas Estão Soltas




No dia 26 de outubro, alunos e funcionários da Escola Básica Prof.ª Albertina Kreusch Caprale,comemoraram a famosa festa de Halloween, que tem tradição Celta, povos que habitavam a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha. O Halloween era uma festa do calendário Celta, o festival de Samhain, comemorado entre 30 de outubro e 02 de novembro que marcava o fim do verão e a festa da colheita. Na noite de 31 de outubro ocorria a Noite Sagrada, em Inglês HallowEvening.
Mas fique ligado, dizem que na noite do dia 31 de outubro, os mortos saem de seus túmulos para visitar seus parentes e amigos, muitas vezes na forma de animais. A forma mais conhecida é o gato preto.
Atenção as imagens acima são assustadoras.

29/10/2010

Vivências Especiais do Maternal I


A Professora e as Auxiliares da turma do Maternal I, do C.E.I. Caroline do Nascimento propiciaram uma semana toda especial para as crianças, durante o projeto Dia das Crianças, no decorrer desse mês, todos os dias mandavam uma lembrancinha, um carinho diferente, encantando e surpreendendo os pequenos, que saiam da sala com os olhos brilhando de alegria! Uma atividade diferenciada e maravilhosa foi o Palhaço de Bolinhas, confeccionado com garrafas pet, que incentiva a criança a soprar, brincando e estimulando a oralidade e a fantasia! Pura diversão!
Parabéns a todas as mediadoras do Maternal I por essas vivências especiais!

28/10/2010

Parabéns para as Professoras e Auxiliares do C.E.I. Caroline do Nascimento

O Centro de Educação Infantil Caroline do Nascimento parabenizou todas as professoras, como também as Auxiliares de Desenvolvimento em Educação Infantil da Instituição, com uma bela homenagem e mensagem apresentada no Data Show, além de uma singela lembrança: um bombonier de cristal com chocolates, pela passagem do Dia do Professor!
O C.E.I. estende os parabéns a todos os PROFESSORES, que sejam cada vez mais felicitados nessa arte de aprender ao ensinar!

26/10/2010

Jornalistas por um dia...


O dia 20 de outubro foi mais do que especial para três alunos da Escola Reunida Municipal Victória Cerutti Petters e para as professoras Sonia Montanha Pacher (3º ano), Adelíria Freitas (4º ano) e a Assistente Técnico Pedagógico Fernanda Cagneti.
Os alunos Ângelo Muriel Bordin (3º ano), Tainara Cristiane Leite (3º ano) e Kelvin Carlan Chiudini (4º ano) tiveram suas matérias publicadas na edição especial em comemoração ao Dia das Crianças.
A promoção “SEJA JORNALISTA POR UM DIA” acontece desde 1997 e nossa Escola se orgulha por participar de todas as edições.
Neste ano foram mais de 20.500 trabalhos inscritos, envolvendo 153 escolas de 54 municípios. Selecionar estes trabalhos certamente não foi tarefa fácil e, dentre tantas produções, apenas 97 trabalhos foram publicados, sendo cinco do município de Apiúna. Para nós, educadores, é o reconhecimento do trabalho e dedicação e incentivo para seguir inovando no processo de ensinar e aprender.
Como premiação, alunos, Professoras e a Assistente Técnico Pedagógico da Escola, participaram de um evento especial na sede do Jornal de Santa Catarina e conheceram a Bunge Alimentos. Os alunos receberam certificado de participação, camiseta da promoção, brindes e um crachá de “Jornalista por um dia”, que permite o acesso ao arquivo do Jornal de Santa Catarina durante o período de um ano.
Através deste passeio foi possível saber como acontece a produção de um jornal impresso, desde a edição até a impressão, e conhecer algumas das ações promovidas pela Bunge Alimentos no que se refere à sustentabilidade.
Aproveitamos para parabenizar os alunos Cauan Pereira, Rafaela Vitória de Oliveira e as professoras Marlucy das Graças dos Santos e Andréia Bloemer da Escola Isolada Edegar Brandes que partilharam deste dia especial conosco.
Com certeza foi um dia inesquecível para todos.

Texto: Fernanda Cagneti

Festa para comemorar o Dia das Crianças no C.E.I.


O Dia das Crianças foi comemorado com muita alegria e diversão no Centro de Educação Infantil Caroline do Nascimento, que alugou para o dia 08 de outubro - sexta-feira, um Parque Inflável, com duas camas elásticas, um tobogã, duas piscinas de bolinhas, além de brinquedos pedagógicos num tapete de e.v.a., criando um ambiente maravilhoso e encantador.
As crianças aproveitaram os brinquedos durante todo o dia e tiveram momentos muito especiais e inesquecíveis, cheios de fantasia e euforia, além de uma alimentação diferenciada e deliciosa especialmente planejada para a data.
O C.E.I. parabeniza a todas as crianças nesse mês tão bonito, e agradece aos pais que contribuem e tornam possíveis esses investimentos para o contentamento infantil!
“As crianças não tem idéias religiosas, mas têm experiências místicas... Experiências místicas não é ver seres de outro mundo, é ver este mundo ILUMINADO DE BELEZA!” Rubem Alves.
Que nós adultos possamos educar nosso olhar, para como as crianças, enxergar um mundo mais belo, fixar a visão nas coisas boas e bonitas que nos cercam!

Passeio de Trem


No dia 9 de outubro de 2010 os alunos de 5ª a 8ª série, os professores e a direção da E. B. Prof. Wadislau Schmidt fizeram um gostoso passeio de trem, na localidade de Subida.

Dia das crianças na Escola Básica Professor Wadislau Schmidt


A Direção da Escola Básica Professor Wadislau Schmidt, com o apoio da APP, de alguns comerciantes e da Secretaria Municipal de Educação, realizou no dia 13 de outubro a comemoração da passagem do Dia das Crianças, com a contratação de brinquedos.
Foram os mais variados brinquedos que fizeram a alegria da garotada, tais como: cama-elástica, Piscina de bolinhas, escorredor inflável e bungee jumping. Com esta variedade todos os alunos da escola puderam brincar e se divertir, desde o jardim a 8ª Série.

Participação do C.E.I. na Noite Cultural


O Centro de Educação Infantil Caroline do Nascimento parabeniza a parceria de sucesso da Secretaria Municipal de Educação com a Secretaria Municipal de Turismo, na realização da Noite Cultural, que aconteceu no dia 08 de outubro e agregou todas as Escolas do Município, como também o C.E.I., que apresentou a Interpretação da música Terra do Amor, revivendo a magia e a emoção da dança com as crianças!
Realmente foram momentos que envolveram beleza, cultura e arte, enchendo o olhar das pessoas que prestigiaram, de encantamento e aprendizado!
Parabéns a toda equipe da Administração Municipal de Apiúna, que apóia e valoriza a cultura e educação, atreladas a um conhecimento concreto e a formação de cidadãos conscientes, seguros e felizes!

22/10/2010

Momentos de alegria na E.I. PE. Agustinho Vorgerd




O último dia 14 de outubro foi um momento especialmente divertido para alunos professores e funcionários da E.I.M. Pe. Agustinho Vorgerd. No período da manhã aconteceu a festa em homenagem ao Dia da Criança, com muitas guloseimas, balões e principalmente, a montagem do parque de diversões na escola. As crianças se divertiram pra valer e não queriam que o dia terminasse. Ver o sorriso e a expressão de alegria no rosto das crianças, não tem preço. Todo o esforço e dedicação para a realização deste dia é recompensado no olhar dos pequenos.
No mesmo dia no período da tarde aconteceu o café de confraternização dos professores da escola em comemoração ao Dia do Professor. O café foi oferecido na cidade de Rio do Sul. Na oportunidade os professores receberam uma bolsa personalizada oferecida pela escola como recordação deste dia.
No dia 15 de outubro, aconteceu também a participação da professora responsável pela escola, professora Sueli Sasse e da aluna do 3° ano Camila Caroline Lamin no programa “Por dentro das Escolas” da Rádio Apiúna FM. Na oportunidade a aluna Camila homenageou os professores com a seguinte mensagem:

Ser professor é...
Ser professor é professar a fé e a certeza de
que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz
pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou...
Ser professor é consumir horas e horas pensando
em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo
todos os dias, a cada dia é única e original...
Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e,
diante da reação da turma, transformar o cansaço
numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...
Ser professor é importar-se com o outro numa
dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que
necessita de atenção, amor e cuidado.
Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena,
sem sair do espetáculo".
Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que
o aluno caminhe com seus próprios pés...
Feliz dia dos Professores!

20/10/2010

Comemoração do Dia da Criança na Escola R.M. Victória Cerutti Petters




No dia 08 de outubro a Escola Reunida Municipal Victória Cerutti Petters, comemorou o Dia da Criança, com muita alegria e brincadeiras. Os alunos de ambos os turnos divertiram-se com o Parque locado para esse fim, com três camas elásticas, um tobogã e uma piscina de bolinhas. Esse presente só foi possível graças a colaboração da Associação de Pais e Professores da nossa escola e da Empresa Brandili Têxtil, que como sempre, tão generosamente nos auxiliou com o pagamento dos brinquedos.
Foi um dia de confraternização entre alunos e professores, que com a vivacidade das crianças contagiou a todos para brincar e pular até o cansaço tomar conta.
Além do parque, a escola proporcionou aos alunos um lanche especial e muita pipoca.
Nossos agradecimentos a APP da Escola e a Empresa Brandili, por proporcionar esse dia inesquecível a nossas crianças.

15/10/2010

Professor

Professor
Você me ajudou a conhecer as primeiras letras, ouviu minhas primeiras leituras, leu minhas primeiras frases, sempre me incentivou nos acertos e me disse para não desistir quando errava. Despertou tantos sonhos, me fez conhecer lugares, personagens. Me fez gostar de escrever textos, versos, fantasia e realidade.
Você assumiu muitas vezes o papel de mãe, pai, irmã, amigo, enfermeiro, psicólogo. Quero dizer muito obrigado, pois você foi muito importante em minha vida!
Parabéns a você professor, que encontra em seu ofício de educador inspiração para fazer da educação, uma educação de qualidade.
Homenagem da Escola Básica Albertina Kreusch Caprale a todos os professores.

Semana especial para as crianças na EB Profª Albertina




As crianças da Escola Básica Professora Albertina Kreusch Caprale, tiveram uma Semana das Crianças bem animada. As atrações aconteceram do dia 04 ao dia 08 de outubro, oportunizando muita alegria e descontração através de gincana, lanche especial - com bolo e suco, cachorro quente e picolé. Também passeio ao zoológico e passeio de trem, no belíssimo caminho das bromélias, além de, um dia bem alegre e divertido com o parque da Bilica, que animou muito a criançada.
Além de todas essas atrações,as crianças receberam também um pacotinho surpresa, comprado com doações dos funcionários da escola.
A escola aproveita a oportunidade para agradecer a todos as pessoas que contribuíram para a realização desta semana de festa e alegria que encantou as crianças, inclusive o comércio local de nossa cidade que não negou apoio. A todos muito obrigado e que Deus os abençoe.
Com carinho da APP, direção e funcionários da Escola Básica Albertina Kreusch Caprale.

13/10/2010

NAES divulgou seu trabalho na Rádio de Apiúna


No dia 05 de outubro de 2010, às 10:40h, a Coordenadora do NAES – Núcleo Avançado de Ensino Supletivo, Patrícia Deola, participou de uma entrevista na Rádio Apiúna. Na oportunidade a coordenadora relatou como funciona a escola; a idade mínima para matricular-se que são 16 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio; as etapas oferecidas, no caso, alfabetização, nivelamento, ensino fundamental e ensino médio; as comunidades onde o NAES atende: Vargem Grande, São Pedro e Ribeirão Basílio; e, também os projetos que acontecem no prédio: Aula de Violão, Telecentro Comunitário, Biblioteca Municipal e o Programa Santa Catarina Alfabetizada. Na ocasião, a coordenadora reforçou o aviso aos alunos que a partir do dia 04 de outubro iniciaram as novas disciplinas para o ensino médio e também deixou o convite para os interessados em estudar no NAES. Finalizou a entrevista agradecendo a Secretaria de Educação que sempre deu todo o apoio necessário para o NAES fazer o seu trabalho com responsabilidade e amor.

05/10/2010

Mostra Multidisciplinar de Educação Infantil do C.E.I.




Aconteceu no dia 17 de setembro de 2010, sexta-feira, no período vespertino a Mostra Multidisciplinar de Educação Infantil do Município de Apiúna, na Escola Wadislau Schmidt, na Vargem Grande.
O Centro de Educação Infantil Caroline do Nascimento apresentou sobre o Sistema Solar com a turma do Maternal III - Matutino e Vespertino, da professora Michele e das Auxiliares Andréia G., Aciniela, Crisiane W, Valceli e Regiane e os alunos representantes da Turma: Braim, Brenda, Camila, Gabriel e Hyan.
As crianças apresentaram dentro de um planetário, maravilhoso, construído com o trabalho e a dedicação da professora Michele, juntamente com a Jane, a auxiliar Cleide, a A.t.p. Greice e a professora de Ed. Física Karine. Resultando num ambiente mágico, representando o universo em toda sua beleza e imensidão! Nele foram colocados os foguetes confeccionados pelas crianças com tinta guache e cones de linha, os nove planetas em torno do Sol, a Lua, as estrelas e os meteoros; As atividades propostas incluíam o lúdico na aprendizagem, essencial na Educação Infantil, pulando a “Amarelinha dos Planetas” os visitantes entravam no planetário... Os nossos pequenos “Astronautas” deram um show de conhecimento e alegria!
O C.E.I. parabeniza toda a SEMED e a Educação Infantil do Município, as Escolas, C.E.I. e Creche do 20, que compartilharam trabalhos de uma excelência e qualidade admiráveis! Como é bom socializar experiências tão ricas dentro do âmbito educacional.

29/09/2010

O C.E.I. Caroline do Nascimento na Rádio Apiúna: uma vivência de alegria e aprendizado!


Adicionar imagem

O Centro de Educação Infantil Caroline do Nascimento gostaria de compartilhar com vocês a emoção e a alegria que foi a participação na Rádio Apiúna, no dia 22 de setembro de 2010, às 10h45min, as crianças do Jardim, juntamente com a professora Fabrícia, com a Professora de Educação Física Karine e a Assistente Técnica Pedagógica Greice, ficaram encantadas com o ambiente, na sala ao vivo com o locutor Juliano, colaboraram atentamente, ouvindo a entrevista em silêncio e finalizando com a música que haviam preparado para o dia! Foi maravilhoso o entusiasmo das crianças na volta relatando sua vivência! A satisfação e o orgulho por cantarem para os pais e todos os ouvintes da nossa querida cidade!
O C.E.I. agradece aos pais que autorizaram as crianças, a Secretaria Municipal de Educação que organizou esse espaço na Rádio para as Escolas e C.E.I. municipais, divulgarem um pouco de sua história e de seu trabalho! Com certeza são vivências como essa que contribuem tanto para verdadeiro aprendizado como para a população se inteirar da qualidade educacional do nosso município!

28/09/2010

Escola Isolada Pe. Agustinho mostrou a importância de brincar


O último dia 17 de setembro levou alunos e professores da Escola Isolada Padre Agustinho Vorgerd ao mundo mágico do aprendizado através do brincar. Este ano o evento aconteceu na E. B. Prof°. Wadislau Schimidt, onde as escolas do município apresentaram seus trabalhos das séries de Educação Infantil, encantando a todos os presentes.
Escola Isolada Padre Agustinho Vorgerd apresentou o projeto “Brincando com os números”, realizado pela professora Jucélia B. A. Pereira juntamente com sua turma de Educação Infantil. O projeto tem por objetivo o aprendizado das relações entre números e quantidade, o trabalho com as cores, o aprendizado das noções de soma e ainda o desenvolvimento da concentração e do raciocínio.
O resultado da aplicação do projeto não poderia ser melhor, pois a relação entre o aprendizado e o brincar é sempre muito prazeroso e resulta no interesse da criança pela escola. Este tipo de educação lúdica atrai a atenção dos alunos fazendo com que o conteúdo ministrado não fique “maçante e chato”. Parabéns a professora e aos alunos!
A direção da escola deixa esta frase: “É brincando que a gente educa e aprende. Quem brinca sabe que a alegria se encontra precisamente no desafio e na dificuldade”, de Rubem Alves.

24/09/2010

EEB São João Bosco recebeu ilustre visita




No último dia 08 de setembro a EEB São João Bosco de Apiúna recebeu a ilustre presença do atleta de futsal, da equipe da Malwee e da Seleção Brasileira, o melhor jogador do mundo, FALCÃO, que veio a convite do Secretário Municipal de Esportes, Sr. Marcelo Doutel da Silva, fazer o convite oficial para toda a comunidade prestigiar a abertura da IX OLIA - Olimpíadas Inter bairros de Apiúna.
Na ocasião, presenteou a escola com uma bola de futsal oficial autografada e distribuiu camisetas aos alunos também autografadas. Com sua simpatia e profissionalismo disponibilizou-se para fotos com todos os alunos, professores e funcionários. A EEB São João Bosco aproveita para agradecer o craque pela visita.

Publicado por: Prefeitura de Apiúna
Texto: Fabiana Regina Voigt e Célia Simão
Imagem(s): EEB São João Bosco

22/09/2010

Fogão Industrial de Aço Inox: mais um investimento do C.E.I.


O Centro de Educação Infantil Caroline do Nascimento a cada dia visa maior qualidade, conforto, segurança e oportunidades para o bom atendimento da criança e a sustentabilidade nos recursos para o trabalho de TODAS as funcionárias da nossa Instituição. Por isso, voltamos nosso olhar para a Cozinha do nosso C.E.I. e adquirimos com recursos próprios, oriundos da contribuição espontânea dos pais, um fogão industrial novo, todo de aço inox, para assim facilitar e melhorar o trabalho das nossas queridas Agentes de Serviços Gerais, que são pessoas fundamentais e especiais, peças chaves para que tudo funcione bem e harmoniosamente. Afinal, a alimentação das nossas crianças é muito saudável e deliciosa, acompanhada pela nutricionista da Prefeitura, que faz um trabalho maravilhoso!
É gratificante ver a transformação das contribuições espontâneas dos pais em melhorias em todos os aspectos!

14/09/2010

Mais livros maravilhosos...


Mais uma vez o CEI adquiri livros novos, estes que dão oportunidades de ampliar, transformar e enriquecer a vida dos nossos pequeninos...São estes livros que trazem para o universo infantil estímulos sensoriais, despertando desde cedo a curiosidade e a imaginação.Isso mostra o quão é importante a contribuição expontânea que os pais vem fazendo, pois tudo é feito para o bem de seus filhos, lembrando que estes livros seu filho tem a oportunidade de levar para casa emprestado podendo assim divertir-se com o papai e a mamãe!

Prezados Pais




Recebemos uma visita ilustre no nosso Centro de Educação Infantil Caroline do Nascimento, do Grande jogador de Futsal Falcão, o ícone do esporte do nosso estado e de todo o Brasil.
As crianças e funcionárias do período matutino ficaram muito felizes com sua passagem, o C.E.I. presenteou o Jogador com uma Bola, com dizeres carinhosos, agradecendo a sua visita.
Gostaríamos de agradecer a Secretaria de Esportes, juntamente com a Prefeitura Municipal de Apiúna que tornaram esse momento possível! É gratificante ver a Administração investindo no esporte e lazer para toda a comunidade.

Desde cedo aprendendo a ser Patriotas...


As crianças dos maternais, jardim e pré- escolar do Centro de Educação Infantil Caroline do Nascimento cantaram o Hino Nacional pela passagem do Dia 07 de Setembro, instigando desde cedo o respeito e o amor pelo Brasil, internalizando o patriotismo de maneira agradável, com a pureza, beleza e alegria que só os pequenos sabem expressar.

09/09/2010

Um delicioso Pic Nic


As crianças da turma do Maternal II – Vespertino, do Centro de Educação Infantil Caroline do Nascimento realizaram, juntamente com as Auxiliares de Desenvolvimento Infantil, uma tarde diferenciada e cheia de expectativas, através da colaboração dos pais, fizeram um delicioso pic nic, entusiasmadas com a nova experiência, transformaram a rotina num momento atrativo, que envolveu a família, numa parceria com o C.E.I. que sempre resulta em qualidade! Obrigada aos pais que toda vida colaboram com o C.E.I. em todos os aspectos.

Momentos inesquecíveis do Pré –Escolar do C.E.I. Caroline do Nascimento


O Pré –Escolar, do Centro de Educação Infantil Caroline do Nascimento, juntamente com a professora Fabrícia, confeccionou uma atividade diferenciada e divertida, trabalhando o Projeto Folclore, integraram a história do Boitatá, no folclore brasileiro, é uma grande cobra de fogo. De acordo com a lenda, o boitatá protege as matas e florestas das pessoas que provocam queimadas e incêndios. O boitatá vive dentro dos rios e lagos e sai de seu "habitat" para defender a natureza. As crianças trouxeram meias usadas de casa e criaram o seu Boitatá, num momento de integração e alegria! A Coordenação do C.E.I. Caroline do Nascimento parabeniza a atividade da professora Fabrícia e ressalta que são momentos como esses que geram verdadeiros aprendizados!

BIENAL: Uma viagem inesquecível


O Centro de Educação Infantil Caroline do Nascimento gostaria de agradecer em especial ao prefeito municipal, Jamir Marcelo Schmidt, por sempre valorizar a cultura e a educação no nosso município e por ter oferecido gratuitamente o transporte até São Paulo para todos da SEMED, os Diretores, A.T.P.s e Professores que representaram os diretores que não puderam participar da BIENAL. Realmente as palavras ficam pequenas perante a grandiosidade do evento. A interação com os autores, editoras e livros, num espaço gigantesco de aprendizagem, foi um marco de uma viagem inesquecível!
Obrigada mais uma vez a Administração Municipal, pois valorizar a leitura é investir na qualificação e evolução do ser humano.

03/09/2010

Toldos para as portas no C.E.I.


O Centro de Educação Infantil Caroline do Nascimento está sempre buscando melhorar os espaços e as práticas da Instituição com o fim de atender as crianças com cada vez mais conforto, segurança e qualidade. Por isso, foi colocado nas duas portas laterais com grades, do ambiente do palquinho e refeitório que tem saída para o Parque, Toldos. Eles impedem a passagem do vento nos dias frios além de, contribuir para a utilização do Data Show, nas homenagens e apresentações das crianças, como também no “Dia do Cinema”, no qual utiliza-se desse espaço, juntamente com o Data Show para a projeção de filmes infantis para os Maternais.

Brinquedos Novos para os Berçários do C.E.I. Caroline do Nascimento


Brincar é uma manifestação muito importante para a criança se desenvolver e evoluir dentro de suas habilidades infantis, os brinquedos, por serem manuseados diariamente pelas crianças, por mais resistentes que sejam, tem um tempo curto de duração e por isso precisam ser repostos constantemente. Por isso o C.E.I. Caroline do Nascimento adquiriu novos brinquedos para os Berçários, coloridos e apropriados para essa faixa etária tão maravilhosa e encantadora. Os bebês ficaram eufóricos com os brinquedos. Toda contribuição espontânea dos pais é revertida em qualidade no atendimento de todas as necessidades das crianças.

31/08/2010

Presente para os Pais do C.E.I. Caroline do Nascimento


O C.E.I. Caroline do Nascimento presenteou todos os pais na Sexta-feira que antecedeu o Domingo do Dia dos Pais no mês de agosto, com um belíssimo relógio com a foto do(a) filho(a)! Uma lembrança para marcar todos os minutos que passam juntos!
O C.E.I. agradece a contribuição espontânea dos pais que torna esses momentos possíveis e deseja a todos os pais do mundo: tudo de bom, muitas realizações e alegrias com a graça da paternidade!

Poltronas de Amamentação do C.E.I. Caroline do Nascimento


O C.E.I. Caroline do Nascimento adquiriu, graças a contribuição espontânea dos pais, poltronas novas para amamentação. Para que assim, as mães possam amamentar mais confortavelmente, sendo que, amamentar é um ato de amor que, além de proteger a criança, fortalece os vínculos da mãe com seu bebê!
Agora a próxima meta do C.E.I. é a construção da Sala de Amamentação, oportunizando ainda maior privacidade para as mães nessa hora tão especial e importante com seus filhos!

18/08/2010

Homenagem aos pais EB Profª. Albertina K. Caprale


Aconteceu no sábado, dia 07 de gosto de 2010, na Escola Básica Professora Albertina Kreusch Caprale, uma calorosa homenagem para os pais, pela passagem do seu dia.


Na oportunidade, os pais foram recebidos com belíssimas homenagens realizadas pelos alunos e professores, demonstrando a importância que a figura paterna representa na vida de cada ser humano.


Após as homenagens, os pais tiveram a oportunidade de verem, através de um telão, todos os projetos, as construções e o trabalho do setor pedagógico da escola, que tem como objetivo principal, fazer uma educação de qualidade.


Salientamos também aos pais presentes, a grande parceria que tivemos com a Administração Municipal e com a Secretaria Municipal de Educação que, através da Secretária Solange Hofmann, propiciaram a execução de um ótimo trabalho didático pedagógico. Afinal, só neste 1º semestre, além de vários materiais de uso pessoal dos alunos e funcionários, recebemos também um riquíssimo material de apoio pedagógico ampliando ainda mais o nosso acervo literário, com mais de 100 livros Incluindo literatura e pesquisa.


Nós, que estamos dentro do sistema educacional, sabemos o quanto é importante divulgar nosso trabalho de forma objetiva e transparente, para que nossa clientela escolar (pais e alunos) possa estar sempre informada do que estamos fazendo e oferecendo enquanto espaço de ensino e aprendizagem.


Para encerrar o encontro, que nos honrou muito, foi oferecido aos pais e participantes um delicioso café.


A direção, professores e funcionários, agradecem a presença de todos.

Agradecimento



Parabenizando a parceria da CIA HERING, a Escola Básica Albertina K. Caprale, agradece a doação recebida através da responsável pelos recursos humanos da empresa de Ibirama, Elizangela Albano, beneficiando assim nossa comunidade.


A escola recebeu dezenas de peças da marca Hering e, agora, está realizando um bazar.


Com peças de R$ 2,00 e R$ 5,00.